Benito Mussolini havia iniciado sua carreira política  como militante socialista sofrendo influencia de  Georges Sorel ,um dos teóricos do anarco- sindicalismo. Tendo apoiado  a participação da Itália no conflito bélico ao contrário dos socialistas de tendência Marxista ,Mussolini apos a guerra surgiu a frente de bandos armados  que em nome da confusa mistura de sindicalismo e nacionalismo exarcebado,atacavam as organizações operárias.A cúpula financeira  e industrial náo tardou a perceber que a  ameaça socialista seria mais bem combatida pelos fascista do que pelo governo liberal. O acordo com a alta finança alimentou o movimento fascista com recursos materias  e estimulou  a audácia  de seus ataques,Admitidos com benevolência tanto pelo rei Vitor Emanuel III como pelos círculos superiores da igreja católica e das Forças Armadas. Já em fins de 1921 , o componente sindicalista é excluído da pregação de Mussolini  ,que passou a se firmar num nacionalismo francamente imperialista prometendo a Itália  a reconquista de sua grandeza Imperial. Rapidamente ,ganhou a  adesão de milhares de elementos das camadas médias e dos setores marginais da sociedade ,que viram uma perspectiva para a crise economica e o desemprego.

Em outubro de 1922 ,Mussolini lidera a célebre Marcha sobre Roma ,onde foi triunfalmente recepcionado pelos circulos políticos oficiais,seguiu-se de 1922 a 1925 ,um processo de representação paulatina ,em que os orgãos do estados se aliaram aos camisas negras fascistas. Sucederam-se os assassinatos,entre os quais  o deputado socialista  Giacomo Matteotti e as prisões de lideres contrários ao regime.Toda a  oposição, seja liberal,democrata-cristã ,socialista ,ou comunista foi afinal eliminada no parlamento e na imprensa.

Em 1927 .Mussolini ,já dotado de poder ditatorial promulga a Carta del Lavoro ,base da legislação trabalhista de tipo fascista. A sindicalização tornou-se obrigatória e  uma disciplina rígida foi imposta nas fábricas.As greves foram proibidas .Ao mesmo tempo a doutrina fascista  adquire uma elaboração mais definida nos discursos de Mussolini:A teoria do Estado pesadamente autoritário de Alfredo Rocco e da filosofia  neo -hegeliana de Giovanni Gentile ,contrário ao neo hegelianismo de Benedetto Croce ,que se opôs ao fascismo.

Deixe um comentário